quarta-feira, 30 de abril de 2008

Arte 31

O Minotauro - George F. Watts

"Minotauro: dá-se o nome de Minotauro a um mostro que tinha corpo de homem e cabeça de touro. Na realidade, chamava-se Astério ou Astérion, e era filho de Pasífae, mulher de Minos, e de um outro touro enviado por Posídon a este rei.
Minos, aterroriozado e envergonhado com o nascimento do monstro, fruto dos amores contranaturais de Pasífae, ordenou ao artista ateniense Dédalo, que nessa altura se encontrava na sua corte, que construísse um imenso palácio (o Labirinto), composto de um tal emaranhado de salas e corredores que ninguém, a não ser Dédalo, conseguisse encontrar o caminho para dele sair. Foi lá que encarcerou o monstro. E, todos os anos (outros dizem que de 3 em 3 anos, ou mesmo de 9 em 9), dava-lhe a devorar sete jovens e sete donzelas, tributo que impusera à cidade de Atenas.
Teseu ofereceu-se voluntariamente para fazer parte do grupo de jovens e, mercê da ajuda de Ariadne," (Ariadne entregou-lhe uma bola de linha) "conseguiu não só matar o animal, como também encontrar o caminho para voltar à luz do dia."

In Dicionário de Mitologia, Pierre Grimal

Sem comentários: