segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ignorância

Reajo sempre muito mal quando me perguntam "O que é a arte para ti?". Julgo que é apenas natural que as pessoas me coloquem essa questão, como aluna de História da Arte que sou. Mas a verdade é que não tenho, e penso que talvez nunca venha a ter, resposta.

Não sei se é por culpa do nosso ensino (sim, vamos pôr-lhes as culpas em cima mais uma vez), ou simplesmente por preguiça e falta de curiosidade minha, que nunca me lançei a ler ou a estudar alguma coisa que me pudesse "iluminar". Mea culpa, suponho eu...

Torno isto um convite informal a quem quiser partilhar a sua opinião, quem sabe ajudando-me a formar a minha.

4 comentários:

Angie disse...

Depende da arte, I guess. A universalidade talvez seja a característica que mais gosto na arte, para mim a ciência é uma forma de arte e de expressão. Acho que o empirismo talvez baralhe um pouco as nossas cabeças e concordo contigo, o ensino tem a sua culpa qb, mas se considerarmos que um Deus existe,não seremos nós mesmos a forma de expressão máxima da arte? Eu cá gostava que me saísse o Euromilhões, para ter umas coisitas mais artísticas cá por casa, assim vou-me contentando com as da minha irmã lol Definitivamente, acho que a arte é um dom, uma dádiva, é difícil expressarmos aquilo que sentimos sem nos condicionarmos a uma visão redutora, infelizmente... Bem, era só para partilhar uma opinião de alguém alheio ao mundo artístico, a minha arte reside noutros campos, anyway gosto de coisas bonitas, de coisas feias, de coisas ridículas, de coisas meigas, mas gosto sobretudo de coisas que me façam sentir...que me acordem e me despertem da inércia existencial... Beijolas

Ireth disse...

Ou seja, essencialmente, para ti, a arte tem que emocionar. E se não o fizer, não o consideras a obra como artística?
Se te der um exemplo comum, o Suprematismo, do qual o maior representante é o Kazimir Malevich (aconselho a procurar, se não conheceres), que pode chegar ao limite da simplicidade, que dificilmente te comove, não é arte?
Se entrares no Tate Modern e vires uma prateleira com um copo de água, não é arte? Ou é, para ti?
Ou recuemos à Pré-História. Uma das características que hoje se exige de uma obra de arte é que haja intenção de o ser. Então aquelas pessoas, das quais desconhecemos quase por completo a intenção, não produziam arte? Porquê chamar-lhe assim então?

O meu problema passa sempre por onde é que se deve traçar o limite, onde é que aquele conceito começa, e acaba...

Resposta super-mega-enorme, sorry :P

Angie disse...

A arte dos sentidos, o estímulo absoluto...é nisto que eu acredito. A arte desperta-me, de uma maneira ou de outra e não tem necessariamente de passar por algo muito complicado, mas até que ponto existe simplicidade? Toda a concepção e a aceitação de um conceito, implica uma complexa utilização e cruzamento de informação, mesmo que seja só mental!!! Eu não acredito na simplicade lol Acredito na complexidade da simplicidade, se me faço entender... Simplificando, se tiver um ovário de um rato em parafina e tiver de analisar em detalhe o tipo de tecido, provavelmente para a maioria das pessoas é um trabalho asqueroso, para mim é uma forma de arte sublime da Natureza. ;) É difícil distanciarmo-nos das nossas crenças pessoais e dos nossos gostos particulares, mesmo no que toca à acepção de algo como arte. A parte boa de ser leiga na matéria, é que não tenho de me condicionar, posso-me guiar apenas pelos instintos mais básicos e mesmo assim ser feliz (loooool). O excesso de trabalho está-me a comer o cérebro!!! Mas basicamente, ao olhar para um copo de água a arte que vejo é toda a complexidade de um rearranjo de moléculas incrível e de todas as potencialidades de 3 átomos juntos que permitem a vida neste planeta. A descrição do autor e a sua aceitação daquilo como arte, que condiciona toda a nossa forma de pensar e agir perante o objecto, talvez aí nasça a arte, da vontade e da necessidade de expressão de alguém. Mas tu deves perceber mil vezes melhor disto do que eu, portanto só queria mesmo responder ao apelo e expressar-te de forma pouco artística, a minha visão da arte! ;) Beijo

Angie disse...

oh só vi agora looool desculpa o tamanho do bicho...desculpa mesmo -.- beijo