
Este é um post que ambiciono fazer há algum tempo. No entanto demorei a fazê-lo porque esperei a entrega de um trabalho sobre ele. Quis dar-me esse tempo para estudar melhor este senhor.

Number 16
Number 1
Untitled
Mural Section 3 (Black on Maroon)
Black on Blue
Number 5
Como explicar, especialmente via web, que Mark Rothko é mais do que um pintor de quadros agradáveis à vista, com bonitas combinações de cor, ou simplesmente o autor de telas sem figuração que são, para tantos, totalmente desprovidas de sentido? É difícil.

A arte de Rothko tem de ser experimentada, vivida in loco, numa relação imediata de intimidade entre o observador e a tela. Só assim pode esta ganhar vida, transmutar-se aos nossos olhos, movimentar-se dentro de nós. Não é por acaso que as suas obras são de grandes dimensões, de forma a ser possível envolver-nos totalmente e abraçar-nos com toda a candura ou toda a dor do mundo. É necessário resvalar para dentro dos seus quadros, pairar neles.

A necessidade de transmitir a essência do ser humano levada ao extremo. The only thing I care about is the expression of man's basic emotions: tragedy, ecstasy, doom. E assim se revela a intemporalidade da obra de Rothko, para todos os homens, sempre. Porque sempre aquelas emoções farão parte de nós, para sempre.

Quando entrei pela primeira vez na Tate Gallery, em Londres, nada sabia sobre Rothko. Ainda assim, o curto período de tempo em que permaneci diante daquela sala a ele dedicada transformou-se numa experiência que não mais fui capaz de esquecer. Anos mais tarde, pesquisas mais tarde, vim a confirmar que o que senti naquela sala era exactamente aquilo que Rothko desejava: comover, transferir para o observador tudo aquilo pelo qual ele próprio passou na execução das suas obras.

Como música, elas apoderam-se de quem as contempla. Cada pincelada é uma nota que vai trabalhar em conjunto com todas as outras para criar uma qualquer peça de intensidade indescritível. E tal como a música só se pode entender ouvindo, a obra de Rothko só se pode entender vendo.

Cor e forma transformadas no meio de comunicação mais poderoso do Homem. Sintam.
This isn't about now, this is about forever.
Simon Schama sobre Rothko
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