Violet, Black, Orange, Yellow on White and Red
Este é um post que ambiciono fazer há algum tempo. No entanto demorei a fazê-lo porque esperei a entrega de um trabalho sobre ele. Quis dar-me esse tempo para estudar melhor este senhor.
Number 16
Number 1
Untitled
Mural Section 3 (Black on Maroon)
Black on Blue
Number 5
Como explicar, especialmente via web, que Mark Rothko é mais do que um pintor de quadros agradáveis à vista, com bonitas combinações de cor, ou simplesmente o autor de telas sem figuração que são, para tantos, totalmente desprovidas de sentido? É difícil.
Number 1
A arte de Rothko tem de ser experimentada, vivida in loco, numa relação imediata de intimidade entre o observador e a tela. Só assim pode esta ganhar vida, transmutar-se aos nossos olhos, movimentar-se dentro de nós. Não é por acaso que as suas obras são de grandes dimensões, de forma a ser possível envolver-nos totalmente e abraçar-nos com toda a candura ou toda a dor do mundo. É necessário resvalar para dentro dos seus quadros, pairar neles.
Untitled
A necessidade de transmitir a essência do ser humano levada ao extremo. The only thing I care about is the expression of man's basic emotions: tragedy, ecstasy, doom. E assim se revela a intemporalidade da obra de Rothko, para todos os homens, sempre. Porque sempre aquelas emoções farão parte de nós, para sempre.
Mural Section 3 (Black on Maroon)
Quando entrei pela primeira vez na Tate Gallery, em Londres, nada sabia sobre Rothko. Ainda assim, o curto período de tempo em que permaneci diante daquela sala a ele dedicada transformou-se numa experiência que não mais fui capaz de esquecer. Anos mais tarde, pesquisas mais tarde, vim a confirmar que o que senti naquela sala era exactamente aquilo que Rothko desejava: comover, transferir para o observador tudo aquilo pelo qual ele próprio passou na execução das suas obras.
Black on Blue
Como música, elas apoderam-se de quem as contempla. Cada pincelada é uma nota que vai trabalhar em conjunto com todas as outras para criar uma qualquer peça de intensidade indescritível. E tal como a música só se pode entender ouvindo, a obra de Rothko só se pode entender vendo.
Number 5
Cor e forma transformadas no meio de comunicação mais poderoso do Homem. Sintam.
This isn't about now, this is about forever.
Simon Schama sobre Rothko
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