domingo, 1 de junho de 2008

Modernos e mais não sei o quê


Perdoem-me todos os aficcionados da arquitectura contemporânea. Tenho algum receio de dizer determinadas coisas sem conhecimento de causa, já que também não gosto daquelas pessoas que falam de tudo e que pensam dominar todos os assuntos e por isso têm sempre algo a dizer. Mas realmente eu sinto uma necessidade muito grande de afirmar que não suporto arquitectura contemporânea. No que diz respeito à pintura a "coisa" muda de figura, há (houve) por aí muitos artistas que são (foram) capazes de comover, de despertar interesse, seja ele qual for. Mas realmente estes senhores (nas imagens Adolf Loos, Mies van der Rohe, Le Corbusier e Alvar Aalto [tinha mais para pôr mas não estou com paciência]) despertam em mim um desconforto irremediável. Quanto mais leio textos quer sobre eles quer escritos por eles mais me parece que foram umas criaturas com uma necessidade de inovar demasiado grande, que levou a que precisassem de arranjar teorias absolutamente rebuscadas para justificar a arquitectura visualmente desinteressante que fazem. Desculpem-me todos, mas odeio grandes conceptualizações.

Sem comentários: